quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atividade 4 (resenha)

SCHERER, L.C. e GABRIEL R. processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 66-81, dez, 2007.

RESENHA CRÍTICA
 
Luiz Antonio C. da Silva
 
A seguir se apresentará uma analise critico-descritiva,  com base no texto "Processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística" das autoras Lilian Scherer, pós-doutoranda da universidade de Montreal e Rosângela Gabriel doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, artigo científico para a revista SIGNO V.32 N.53 das paginas 66-81 .O artigo se trata sobre os avanços da neuro-imagem e da neurolinguistica, SCHERER e GABRIEL demonstram a seus leitores os avanços e limitações da neurolinguistica por meio da neuro-imagem, sobretudo em estudos do funcionamento normal da linguagem em adultos.
As autoras iniciam o artigo delimitando os caminhos cujos quais as pesquisas seguiram com relação a neurolinguistica,pois envolve um amplo campo de atuação, pois a as autoras relatam a neurolinguistica tem sido confundida com cursos de autoajuda citando conceitos definidos por MORATO,as autoras citam os alguns dos campos de atuação na ciência que a neurolinguistica tem, em seguida traz de forma clara as contribuições das técnicas da neuro-imagem nos estudos como o processamento da linguagem em indivíduos com cérebro lesado ou não. Apresenta estudos de forma detalhada do processamento das palavras, das sentenças e do discurso no cérebro adulto sadio, descrevendo as áreas específicas de ativação do cérebro durante os processamentos um estudo indispensável para a devida compreensão da reação do cérebro durante os processamentos das palavras, ressalto em especial a as áreas de ativação diferenciada durante os processamentos durante a leitura e durante a audição, traz estudos com relação a casos especiais como o processamento de linguagem pelos analfabetos, aprendizagem de linguagem em bilíngues ou multilíngues que são levados em consideração a idade de aquisição das línguas, a forma como o processo ocorre, idade cronológica entre outros fatores, há estudos do processamento da linguagem pelos cegos através da leitura em Braile e processamento de linguagem pelos surdos, todos estudos proporcionados pelas técnicas de neuro-imagem , e graças a neuro-imagem foi possível desmistificar a ideia de que os centros da linguagem seriam circunscritos nas áreas homogenicas nas regiões clássicas, de Wernicke e Broca, no hemisfério esquerdo, as autoras fazem de uso dos estudos de Mataró e Pedroza para explicar os graus de ativação do cérebro levando em consideração os diversos níveis linguísticos a serem investigados especificamente a fonologia, a sintaxe, a morfologia, a semântica ou o discurso, ao invés de levar em conta a tarefa a ser realizada, se a tarefa demanda uso da linguagem oral, da repetição, da leitura ou da compreensão auditiva. através de estudos de Lent dividem as competências linguísticas em funções especificas e funções globais, em as funções especificas estão ligadas ao hemisfério esquerdo o que envolveria atividades como
 cálculos matemáticos, fala, escrita e identificação de pessoas e as funções globais estão relacionadas ao hemisfério direito do cérebro atividades como prosódia, identificação de tipos de pessoas e relações especiais qualitativas, a neuro imagem também proporcionou estudos referentes a memoria. Por fim são apontados os obstáculos enfrentados pela neuro-imagem dificuldades como alto custo da aparelhagem oque limita bastante os estudos, a acomodação dos estudados no aparelheros de neuro-imagem imagem não lhes proporciona uma condição de leitura como em uma leitura habitual devido sensibilidade do aparelho de ressonância magnética a movimentos.
Um excelente artigo voltado a estudos do comportamento do cérebro em circunstancia de processamento de linguagem.

5 comentários:

  1. A resenha feita por Luiz Antonio está muito esclarecedora, de fato ela mostra o ponto de vista não só das autoras, mas também de quem redigiu a resenha, o que deixou o texto bastante objetivo e de fácil entendimento. Luiz mostrou o processo de estudo de Lilian Scherer e Rosângela Gabriel,um amplo desenvolvimento,além da conclusão do artigo, que foi bem satisfatória.

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  2. Luiz Antônio fez uma ótima síntese do artigo, porém senti falta de mais posicionamento. Não sei ao certo o motivo, mas aconteceram alguns deslizes ou enganos no que diz respeito à concordância nominal e vírgulas.

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  3. como coloca na inicio do texto, Luiz se propõe a realizar uma analise critico descritiva, contudo está mais descritiva do que critica. Apresenta bem as ideias do autor e as questões centrais que os mesmos se propõe a estudar. Senti falta do seu posicionamento critico, sua analise mais aprofundada sobre a argumentação que os autores trazem no texto. Também não foram apresentados dados sobre quem está resenhando o texto, porém apresenta as ideias numa linguagem clara e objetiva, estingando a leitura.

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  4. Luiz,

    Sua resenha está mediana. Alguns problemas podem ser destacados:

    1. Há muitos problemas no uso de elementos coesivos, como em "O artigo se trata sobre os avanços da neuro-imagem e da neurolinguistica" e em "As autoras iniciam o artigo delimitando os caminhos cujos quais as pesquisas seguiram".

    2. O texto está bastante confuso, especialmente devido a problemas de coerência e coesão textuais. Observe, por exemplo, o tamanho do período que se inicia por "Apresenta estudos de forma detalhada do processamento das palavras..."

    3. A resenha apresenta pouca avaliação crítica.

    NOTA: 6

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    Respostas
    1. Em um novo post, reescreva a resenha corrigindo os problemas apontados.

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