sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Atividade 3


Fichamento do artigo:          

SCHERE, L.C. e GABRIEL R. processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 66-81, dez, 2007.

 

 

 

O artigo refere-se às contribuições da neurolinguística e o funcionamento normal na linguagem em adultos. NO primeiro capítulo as autoras fazem uma introdução geral da neurolinguistica apresentando os diferentes conceitos da palavras e citando o posicionamento do autor Edwiges Morato (2001) e mostra a definição segundo o dicionário Houaiss fala também a das áreas de atuação da neurolinguística como em restituição funcional após lesões cerebrais, estudos sobre afasias e identificação de aspectos étnicos e socioculturais. A importância da neuroimagem apartir de 1990 propulsionaram a compreensão dos aspectos do funcionamento neurológico quando anteriormente os estudos eram feito em pacientes após a morte que apresentavam dificuldades cognitivas em vida

No segundo capítulo são tratados estudos que a neuroimagem possibilitou. Estudos em pacientes em pacientes não lesados procuram investigar como a linguagem se organiza no cérebro em seus diferentes subcomponentes e em seus diferentes níveis, processamento da linguagem em idosos, o multilinguismo, processo de reorganização do cérebro após lesões e durante processos terapêuticos alem da linguagem das crianças com algumas limitações.

No terceiro capitulo fala sobre o cérebro humano sadio e seu processamento lingüístico. A percepção das palavras segundo estudos da propiciados pela neuroimagem o cérebro ativa mais o hemisfério esquerdo de que o direito sugerindo uma atividade maior do giro temporal superior nas tentativas de localizar respostas neurais para a voz humana e a interpretação visual da palavra, ativa diversas áreas do cérebro, alguns estudos tem se concentrado em identificar as diferentes áreas de ativação para palavras e não-palavras e em identificar rotas de acesso para compreensão das palavras. Ainda do nível da palavra há investigações no processamento semântico, estudando as classes de palavras e sua familiaridade, a abstração, a freqüência lexical e o número de palavra e letras.

O processamento de sentenças e discursos, dentre os temas correntes de investigação no nível de frase apresenta violações semânticas e o papel de cada hemisfério cerebral no tratamento semântico da frase

O processamento da linguagem em situações especiais, estudos sobre a linguagem em pessoas com deficiências auditiva, visuais, analfabetos e multilíngües.

No quarto capítulo são tratadas importantes contribuições da neuroliguística, graças a estudos desta ciência foi possível identificar as diversas áreas de ativação cerebral na decodificação da linguagem podendo variar em grau dependendo da modalidade de tarefa (se visual, se auditiva), e do grau de dificuldade da tarefa e familiaridade com a mesma, estes estudos devem ser feitos considerando- se os diferentes níveis lingüísticos a serem investigados. Estudos atribuem ao hemisfério esquerdo do cérebro a função de dar significados as palavras e o direito oferece os possíveis significados, os processos de aprendizagem estão ligados a atenção. Estudos referentes a memória e aprendizagem proporcionados graças a neuroimagem.
No quinto capitulo relata as limitações da neuroimagem que tendem a dificultar a elaboração de teorias neuroliguísticas consistente, devido testes serem realizados com jovens de boa escolaridade ( o nível de escolaridade pode influenciar os resultados obtidos), os aparelhos de ressonância não possibilitar a condição adequada para uma leitura por exemplo, falta de critérios psicolinguísticos no design dos experimentos pode levar a dados contestáveis do ponto de vista linguístico, reduzido numero de participantes devido ao alto que os equipamentos de neuroimagem possuem, a grande variabilidade na metodologia dos estudos têm dificultado a comparação dos resultados.

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