Fichamento do artigo:
SCHERE, L.C. e
GABRIEL R. processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística Signo. Santa Cruz do Sul,
v. 32 n 53, p. 66-81, dez, 2007.
O
artigo refere-se às contribuições da neurolinguística e o funcionamento normal
na linguagem em adultos. NO primeiro capítulo as autoras fazem uma introdução
geral da neurolinguistica apresentando os diferentes conceitos da palavras e
citando o posicionamento do autor Edwiges Morato (2001) e mostra a definição segundo o
dicionário Houaiss fala também a das áreas de atuação da neurolinguística como
em restituição funcional após lesões cerebrais, estudos sobre afasias e
identificação de aspectos étnicos e socioculturais. A importância da
neuroimagem apartir de 1990 propulsionaram a compreensão dos aspectos do
funcionamento neurológico quando anteriormente os estudos eram feito em
pacientes após a morte que apresentavam dificuldades cognitivas em vida
No segundo
capítulo são tratados estudos que a neuroimagem possibilitou. Estudos em
pacientes em pacientes não lesados procuram investigar como a linguagem se
organiza no cérebro em seus diferentes subcomponentes e em seus diferentes
níveis, processamento da linguagem em idosos, o multilinguismo, processo de reorganização
do cérebro após lesões e durante processos terapêuticos alem da linguagem das
crianças com algumas limitações.
No terceiro
capitulo fala sobre o cérebro humano sadio e seu processamento lingüístico. A
percepção das palavras segundo estudos da propiciados pela neuroimagem o
cérebro ativa mais o hemisfério esquerdo de que o direito sugerindo uma
atividade maior do giro temporal superior nas tentativas de localizar respostas
neurais para a voz humana e a interpretação visual da palavra, ativa diversas
áreas do cérebro, alguns estudos tem se concentrado em identificar as
diferentes áreas de ativação para palavras e não-palavras e em identificar
rotas de acesso para compreensão das palavras. Ainda do nível da palavra há
investigações no processamento semântico, estudando as classes de palavras e
sua familiaridade, a abstração, a freqüência lexical e o número de palavra e
letras.
O processamento
de sentenças e discursos, dentre os temas correntes de investigação no nível de
frase apresenta violações semânticas e o papel de cada hemisfério cerebral no
tratamento semântico da frase
O processamento
da linguagem em situações especiais, estudos sobre a linguagem em pessoas com
deficiências auditiva, visuais, analfabetos e multilíngües.
No quarto
capítulo são tratadas importantes contribuições da neuroliguística, graças a
estudos desta ciência foi possível identificar as diversas áreas de ativação
cerebral na decodificação da linguagem podendo variar em grau dependendo da
modalidade de tarefa (se visual, se auditiva), e do grau de dificuldade da
tarefa e familiaridade com a mesma, estes estudos devem ser feitos
considerando- se os diferentes níveis lingüísticos a serem investigados. Estudos
atribuem ao hemisfério esquerdo do cérebro a função de dar significados as
palavras e o direito oferece os possíveis significados, os processos de aprendizagem
estão ligados a atenção. Estudos referentes a memória e aprendizagem
proporcionados graças a neuroimagem.
No quinto capitulo
relata as limitações da neuroimagem que tendem a dificultar a elaboração de
teorias neuroliguísticas consistente, devido testes serem realizados com jovens
de boa escolaridade ( o nível de escolaridade pode influenciar os resultados
obtidos), os aparelhos de ressonância não possibilitar a condição adequada para
uma leitura por exemplo, falta de critérios psicolinguísticos no design dos
experimentos pode levar a dados contestáveis do ponto de vista linguístico,
reduzido numero de participantes devido ao alto que os equipamentos de
neuroimagem possuem, a grande variabilidade na metodologia dos estudos têm
dificultado a comparação dos resultados.
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