RESENHA CRÍTICA
Luiz Antonio C. da Silva
A
seguir se apresentará uma analise critico-descritiva, com base no
texto "Processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística"
das autoras Lilian Scherer, pós-doutoranda da universidade de Montreal e
Rosângela Gabriel doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, artigo científico para a revista SIGNO V.32 N.53 das
paginas 66-81 .O artigo trata dos avanços da
neurolinguistica proporcionado pela neuro-imagem, SCHERER e GABRIEL demonstram a seus leitores os
avanços e limitações das neurolinguistica devido a problemas encontrados nas pesquisas com a neuro-imagem,
sobretudo em estudos do funcionamento normal da linguagem em adultos, demonstrando os possiveis caminhos ate emtão estudados.
As
autoras iniciam o artigo delimitando os caminhos que as
pesquisas seguiram com relação a neurolinguistica, pois envolve um amplo
campo de atuação, as autoras relatam a neurolinguistica tem sido
confundida com cursos de autoajuda citando conceitos definidos por
MORATO, as autoras citam alguns dos campos de atuação na ciência que a
neurolinguistica tem, em seguida traz de forma clara as contribuições
das técnicas da neuro-imagem nos estudos como o processamento da
linguagem em indivíduos com cérebro lesado ou não, uma excelente pesquisa trivial aos estudos de cognição e funcionamento cerebral em aquisição de linguagem. Apresenta
estudos esclarecedores, do processamento das palavras, das sentenças
e do discurso no cérebro adulto sadio, descrevendo as áreas específicas
de ativação do cérebro durante os processamentos um estudo
indispensável para a devida compreensão da reação do cérebro durante os
processamentos das palavras, ressalto em especial a as áreas de ativação
diferenciada durante os processamentos de leitura e
audição, traz estudos com relação a casos especiais como o processamento
de linguagem pelos analfabetos, aprendizagem de linguagem em bilíngues
ou multilíngues, que são levados em consideração a idade de aquisição das
línguas, a forma como o processo ocorre, idade cronológica entre outros
fatores, há estudos do processamento da linguagem pelos cegos através
da leitura em Braile e processamento de linguagem pelos surdos,
todos estudos proporcionados pelas técnicas de neuro-imagem , e graças a
neuro-imagem foi possível desmistificar a ideia de que os centros da
linguagem seriam circunscritos nas áreas homogênicas, nas regiões
clássicas, de Wernicke e Broca, no hemisfério esquerdo do cerebro, as autoras fazem
de uso dos estudos de Mataró e Pedroza para explicar os graus de
ativação do cérebro, levando em consideração os diversos
níveis linguísticos a serem investigados, mais especificamente a fonologia, a
sintaxe, a morfologia, a semântica ou o discurso, ao invés de levar em
conta a tarefa a ser realizada, se a tarefa demanda uso da linguagem
oral, da repetição, da leitura ou da compreensão auditiva. Através de
estudos de Lent dividem as competências linguísticas em funções
especificas e funções globais, em as funções especificas estão ligadas
ao hemisfério esquerdo o que envolveria atividades como cálculos
matemáticos, fala, escrita e identificação de pessoas e as funções
globais estão relacionadas ao hemisfério direito do cérebro atividades
como prosódia, identificação de tipos de pessoas e relações especiais
qualitativas, a neuro imagem também proporcionou estudos referentes a
memoria. Por fim são apontados os obstáculos enfrentados pela
neuro-imagem dificuldades como alto custo da aparelhagem, o que limita
bastante os estudos, a acomodação dos estudados no aparerelhos de
neuro-imagem não lhes proporciona uma condição de leitura como em
uma leitura habitual, devido sensibilidade do aparelho de ressonância
magnética a movimentos, conhecimentos estes que tem um dsestaque em especial pois proporciona os rumos em que pode melhorar em futuras pesquisas.
Um excelente artigo voltado a estudos do comportamento do cérebro em circunstancia de processamento de linguagem.
Um excelente artigo voltado a estudos do comportamento do cérebro em circunstancia de processamento de linguagem.
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